Capacitação para Leitura em Diferentes Códigos e Culturas

 

 

Programa Capacitação para Leitura em Diferentes Códigos e Culturas

A partir da perspectiva de que o ato da leitura se baseia no domínio de técnicas específicas e na possibilidade de ativar um conjunto de referências culturais, o projeto se propõe a realizar trabalhos dirigidos principalmente para adolescentes e jovens, ampliando seu acesso à compreensão e interpretação de textos.

Planejam-se trabalhos sistemáticos em torno de oficinas em que são apresentados ao grupo de jovens textos escritos em diferentes modalidades de uso da língua como também material para interpretação e discussão de outras linguagens audiovisuais, obras cinematográficas de ficção, vídeo-documentário, música erudita e popular. Realizam-se tarefas que privilegiam a identificação de regras que norteiam diferentes códigos de comunicação e a discussão de variados usos a que estão submetidos e da rede de relações em que se incluem.

• Dando início a esse projeto, O LerUERJ trabalhou de meados de 2002 ao fim de 2004, numa parceria de três semestres, com a ONG Armazém de Idéias e Ações Comunitárias sediada na Igreja Nossa Senhora da Consolação, no Andaraí – com círculos de leituras inicialmente; depois, com atividades de leitura ligadas à dramatização.

• Em seguida, no primeiro semestre de 2004, iniciou parceria que perdura até a atualidade com a Companhia Étnica de Dança e Teatro, ONG que realiza trabalho sócio-educativo com crianças e jovens no Andaraí. Durante o segundo semestre de 2004, associou-se ao trabalho nas oficinas de linguagem com dez jovens dessa companhia de dança e teatro a presença de um grupo de igual número de bolsistas do programa de apoio aos cotistas da UERJ. O contato entre esses dois grupos de jovens, como prevíamos possibilitou proveitosa troca de experiências e discussões sobre problemas relacionados à inserção social e à universidade. Esta experiência terá continuidade no segundo semestre de 2005.

• No primeiro semestre de 2005, implanta-se um trabalho de uso da linguagem com os jovens da companhia de dança e teatro relacionado a sua por questões ligadas à implantação de novas experiências nas oficinas e necessidades específicas surgidas do trabalho com os jovens da ONG.

• Atualmente, o projeto conta com um bolsista de extensão especificamente alocado para seu desenvolvimento e a participação de três bolsistas do LerUERJ. O coordenador do Programa LerUERJ orienta este projeto em constante contato com a coordenadora de Companhia Étnica de Dança e Teatro, a coreógrafa e educadora Carmen Luz. Do mesmo modo, a participação dos cotistas da UERJ foi acompanhada pelos coordenadores do programa PROINICIAR da SR1.