O Ensino Fundamental e o Espanhol como Língua Estrangeira: alternativas à formação docente
O Ensino Fundamental e o Espanhol como Língua Estrangeira: alternativas à formação docente
A Universidade precisa estar sensível às mudanças que ocorrem em seu entorno histórico-social. Isto porque é sua função tanto a reflexão e a análise desse entorno, quanto a preparação de profissionais que possam vir a atuar de forma criativa e transformadora nesse meio. Visando a articular esforços que integrem saberes desenvolvidos pela pesquisa, demandas advindas do Ensino Fundamental e políticas de formação de professores, este projeto desenvolve suas ações junto a escolas da Secretaria Municipal de Ensino do Rio de Janeiro–SME (desde 1998) e ao Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira-CAP/UERJ (de 1991 a 1997 e desde 2000). Conta com a participação de bolsistas de Iniciação à Docência (ID), de Extensão e voluntários da graduação em Letras que oferecem oficinas de língua espanhola (E/LE) a alunos do ensino fundamental.
No caso da formação de professores de espanhol como Língua Estrangeira (E/LE), vemo-nos diante de novas demandas para esse ensino, para as quais os cursos de Letras ainda não oferecem disciplinas formalizadas que dêem conta dessas necessidades. Até este momento, a Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado oferecem somente a possibilidade da realização de práticas docentes no Ensino Médio.
A crescente procura pelo ensino de E/LE deve-se a mudanças históricas e contextualizadas – em especial as estabelecidas pela vigência e crescimento do Mercosul – e requerem novas posturas por parte da Universidade. Uma das possibilidades de agilizar a busca de soluções e respostas é a montagem de projetos de atuação junto à comunidade interna e externa à UERJ, de modo que se possa oferecer ao aluno de graduação a oportunidade de conhecer e participar dessas experiências, ainda durante a sua formação.
Dos Objetivos
a) No que tange à formação do aluno de graduação de Português-Espanhol do IL/UERJ:
· oferecer-lhe a possibilidade de conhecer, refletir e discutir questões de ordem teórico-práticas relativas ao ensino de E/LE nesse segmento escolar;
· proporcionar-lhe a oportunidade de participar do planejamento e da execução de oficinas de E/LE para o Ensino Fundamental, a partir de uma visão da relação ensino-aprendizagem como sociointeracional e entendida como dialógica;
· ampliar as possibilidades de atuação docente supervisionada nesse nível de ensino.
b) Em relação ao aluno da SME e do CAP/UERJ:
· garantir-lhe um processo de ensino de E/LE que favoreça “conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia, ou características individuais e sociais”[1];
· apresentar o E/LE de maneira adequada a interesses dessa faixa etária, utilizando diferentes ferramentas e estratégias para o desenvolvimento de práticas que permitam não só a aprendizagem da língua estrangeira, como também o fortalecimento das relações indivíduo/grupo e o seu amadurecimento.
Público Alvo
a) Alunos de graduação em Letras da Habilitação em Português-Espanhol.
b) Alunos do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Mário Cláudio e Francisco Manuel e do Colégio de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira – CAP/ UERJ.
Metodologia
Os alunos-UERJ – bolsistas de Iniciação à Docência, de Extensão e/ou voluntários – atuam nas oficinas e participam das reuniões, com as orientadoras professoras/UERJ, no espaço destinado ao projeto no conjunto 11.111-F, sala H e/ou no Setor de Espanhol, sala 11029-A. Esses encontros têm como finalidade a formação dos graduandos, o planejamento e a avaliação do andamento dos trabalhos. Ao final de cada semestre de trabalho, os bolsistas entregam relatório.
O trabalho das oficinas prevê atuações/apresentações em diversos eventos, tais como as Mostras de Extensão e de Graduação, o UERJ Sem Muros, entre outros. Os bolsistas que estão cursando os últimos períodos da graduação têm sido incentivados a realizar suas monografias de final de curso envolvendo o espaço das oficinas.
Com relação ao trabalho das oficinas, pautados numa concepção da linguagem compreendida como dialógica, a proposta de ensino que se quer privilegiar nas oficinas de E/LE tem como preocupação possibilitar ao aprendiz uma prática discursiva que lhe permita aumentar a auto-percepção como ser humano e, conseqüentemente, como cidadão. Assim, as atividades realizadas na sala de aula devem partir de elementos e/ou reflexões a cerca do próprio contexto social do qual participa o aprendiz. Devem, ainda, propiciar situações que exponham-no a um ensino adequado aos interesses de sua faixa etária. Desta forma, situações criativas, exercícios agradáveis e propostas lúdicas são instrumentos fundamentais para o vínculo afetivo entre os participantes da oficina, permitindo fortalecer as relações indivíduo/grupo, assim como o engajamento discursivo necessário para o processo de aprendizagem. Questões que despertem a consciência crítica do aluno, levando-o a refletir sobre diferentes povos, culturas e visões de mundo contribuem para uma melhor compreensão da realidade em que se vive.
Resultados
O projeto tem propiciado a articulação entre extensão, ensino e pesquisa. Os bolsistas e voluntários participam de forma efetiva no espaço escolar, desenvolvendo práticas de ensino/aprendizagem de E/LE adequadas à faixa etária dos alunos do ensino fundamental, indo além das propostas tradicionais e contribuindo para a participar da formação do cidadão, tanto do futuro profissional quanto do aluno das oficinas. A inserção no projeto tem ainda permitido um enriquecimento aos participantes advindo da troca de experiências, pontos de vista e realizações que estimulam o crescimento do grupo. No que tange à pesquisa, algumas monografias de final de curso têm utilizado as oficinas como campo de observação e aplicação, fazendo uma reflexão sobre questões de ensino e aprendizado do espanhol como língua estrangeira.
Equipe:
1) Departamento de Neolatinas / Instituto de Letras/UERJ:
Profª Anna Elizabeth Dreon de Albuquerque – matr. 32431-9 (Coordenadora)
Profª Maria del Carmen F. González Daher – mat. 30 298-4
Profª Vera Lucia de Albuquerque Sant’Anna – mat. 5547-5
2) Bolsistas de extensão: Adriana Barbosa e Michele de Souza
3) Bolsistas de iniciação à docência: Cristiane dos Reis Rodrigues, Leila dos Santos Nogueira, Marilene Gonçalo da Silva e Raabe Costa Alves.
4) Voluntárias: Raquel Anchieta Mozart e Fabiana da Conceição.
Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Estrangeira / Ensino Fundamental. MEC, 1998
Coordenação
Anna Elizabeth Dreon de Albuquerque
Rua São Francisco Xavier 524 – 11º andar – sala 11.111 – bloco F
Maracanã
20559-900 – Rio de Janeiro / RJ.
E-mail: iletras@uerj.br
Telefone: –
Localização: sala: 11.111 G do bloco F (sala do Projeto) ou 11.009 do bloco A (sala do Setor de Espanhol).